Por que bons funcionários pedem demissão e como evitar isso?
É fundamental entender os principais motivos que estão levando bons funcionários a pedirem demissão e criar estratégias de retenção, engajamento e motivação para que isso não ocorra.
Fabiana Camargo
4/5/20244 min read
É cada dia mais comum ouvirmos relatos de profissionais que decidiram sair de um emprego em busca de algo melhor, entre os meus mentorados as queixas sobre os empregos são inúmeras, entre as principais estão: gestão ruim, ambiente de trabalho tóxico, falta de reconhecimento, baixa remuneração, sentimento de estagnação, problemas emocionais ocorridos por conta do excesso de pressão no trabalho, entre outros.
A rotatividade de funcionários é um problema que afeta muitas organizações e que pode trazer prejuízos financeiros, perda de produtividade, queda na qualidade dos serviços e consequentemente desmotivação da equipe que permanece na empresa. Por isso, é essencial entender os motivos que levam os bons funcionários a pedirem demissão e criar estratégias para retê-los, engajá-los e motivá-los.
Nesse artigo vou apresentar alguns desses principais motivos e fornecer algumas orientações para que possa melhorar seu ambiente de trabalho visando valorizar os seus colaboradores.
Principais motivos que levam um bom profissional a pedir demissão:
Gestão ruim
A gestão impacta diretamente no clima organizacional e consequentemente no desempenho dos colaboradores. Se um gestor não souber liderar, delegar, se comunicar e apoiar a sua equipe com certeza a equipe não conseguirá executar suas tarefas com a qualidade e produtividade desejadas. Um gestor ruim pode provocar muito conflitos no ambiente de trabalho com a equipe, gerando um clima de medo, incertezas e desconfianças em seus liderados.
Remuneração incompatível
O salário é um dos pontos mais importantes que os colaboradores avaliam, se a pessoa sentir que não recebe o quanto deveria e que seu salário está fora do que o mercado está ofertando, muito provavelmente ela irá buscar outras oportunidades que lhe ofereçam uma remuneração mais justa e compatível com sua área de atuação.
Falta de reconhecimento
Se o colaborador nunca tem o mínimo do reconhecimento, ele muito provavelmente de forma gradativa vai perder o interesse e a motivação pelo trabalho que executa. Se o colaborador sempre entrega o seu melhor, se esforça e entrega bons resultados, ele espera que em troca seja reconhecido e valorizado por sua gestão, ser reconhecido pelo bom trabalho é algo valioso e faz com que o colaborador se sinta mais confiante, satisfeito e comprometido com a empresa.
Sentimento de estagnação
Ninguém quer ficar por anos em uma empresa sem ter nenhuma perspectiva de crescimento, os colaboradores querem normalmente aprender coisas novas, se desenvolver, assumir novos desafios e responsabilidades e conquistar novas oportunidades dentro da empresa. É importante que as empresas tenham plano de carreira estabelecido e deem aos seus colaboradores a oportunidade de evoluírem profissionalmente.
Falta de flexibilidade
É cada dia mais comum vermos profissionais em busca de mais flexibilidade e autonomia, tem sido muito considerado pelos trabalhadores uma certa medida de liberdade para que seja possível conciliar a vida pessoal com a profissional e não viver apenas para trabalho em 90% do seu dia. Por isso, empresas que oferecem horários flexíveis, home office, jornada reduzida e outras facilidades tendem a ter funcionários mais felizes e engajados.
Problemas com a saúde mental
Alguns dos problemas de saúde mental mais comuns que podem afetar os trabalhadores são: síndrome de burnout, depressão, síndrome do pânico e transtorno de ansiedade. Esses transtornos podem causar sintomas diversos como: exaustão, tristeza, medo, nervosismo, irritabilidade, insônia, dificuldade de concentração, entre outros e isso pode interferir na produtividade, na qualidade do trabalho, no relacionamento com os colegas e na satisfação pessoal. É fundamental buscar ajuda quando sentir que está com algum problema nesse sentido o quanto antes. Quando a empresa tem uma boa política de prevenção e promoção a saúde mental de seus colaboradores o índice de trabalhadores adoecidos é bem menor.
Como a empresa pode evitar que bons funcionários peçam demissão?
O ponto chave aqui é investir na gestão de pessoas e isso envolve um conjunto de práticas que tem por objetivo atrair, desenvolver, motivar e reter talentos dentro da organização.
Ações que você pode implementar na sua empresa para evitar demissões:
Oferecer uma gestão de qualidade
Escolha bons líderes/gestores capacitados para desempenharem essa função, ofereça o treinamento e orientação necessários para que eles tenham boas habilidades de comunicação e orientação. Bons líderes devem ser capazes de delegar, apoiar e inspirar os demais colaboradores, dessa forma a empresa terá uma cultura de confiança, respeito e colaboração mútua.
Tenha plano de carreira e ofereça oportunidades de desenvolvimento e crescimento
Elabore um plano de carreira individual para cada colaborador, mostre o que ele precisa fazer para que consiga conquistar melhores oportunidades em curto a médio prazo. Ofereça treinamentos, cursos, workshops, palestras e outras formas de capacitação e atualização. Incentive a participação em projetos, eventos, congressos e outras atividades que possam ampliar os conhecimentos e as habilidades dos funcionários.
Trabalhe com uma remuneração justa e compatível com o mercado
Pesquise o mercado e verifique a média salarial para cada perfil de profissional que você pretende contratar, ofereça benefícios que sejam realmente atrativos.
Ofereça flexibilidade
O mercado está em constante mudança e você precisa se adaptar a isso, são novos tempos, tendências e modalidades de trabalho. Se o cargo/área da pessoa permite que ela trabalhe remotamente por exemplo, por que não considerar? Permita que seus colaboradores tenham mais autonomia.
Tenha programas de incentivo a saúde mental
A preocupação com a saúde mental tem se tornado prioridade entre muitos profissionais, sendo assim, é importante que as empresas tenham uma política de prevenção e promoção da saúde mental no trabalho e isso pode incluir por exemplo: oferta de apoio psicológico, incentivo de pausas mais frequentes, promover a comunicação, a cooperação e o feedback, respeitar os limites e valorizar cada colaborador.
Os colaboradores são o maior ativo de uma empresa sendo responsáveis por gerar valor, inovação, qualidade e satisfação para os clientes e para a organização. Por isso, é de extrema importância que as empresas usem as ferramentas disponíveis para manter seus talentos sempre engajados.